TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

09/06/2011

COMO É A SUA FORMA DE ENSINAR? PRODUTIVA OU REPRODUTIVA

Um dos sérios problemas do ensino é o fato de que os conhecimentos são apresentados aos alunos como uma serie de conteúdos a serem decorados, totalmente desvinculado da vida e da realidade desses alunos.
Fica então a pergunta, qual a sua metodologia?



ENSINO REPRODUTIVO
ENSINO PRODUTIVO
Conteúdo de Ensino é meta.
Conteúdo de ensino é meio (instrumento para construção do conhecimento).
Informação de fatos
Formação de conceitos
Ignora a experiência do aluno.
Explora a experiência do aluno.
Propõe atividades teóricas (apenas mental, intelectual).
Propõe atividades prático/teóricas (obser­vação, coletas de dados, culminando com atividades teóricas como comparações, análises etc.).
Prioriza atividades individuais.
Propõe atividades coletivas e individuais.
Usa a imagem como ilustração.
Usa a imagem como recurso para obser­vação, reflexão.
Toma a representação pela realidade.
Trabalha o conceito de representação.
Trabalha a transmissão fragmentada do conhecimento produzido.
Trabalha com a construção do conheci­mento articulando o conhecimento já pro­duzido com a experiência.
Predomina o monólogo.
Há diálogo, discussão, debate.
Centrado no professor.
Centrado na relação professor-aluno.
Avaliação individual feita pelo profes­sor.
Avaliação coletiva com os alunos de ex­periência de ensino e/ou auto-avaliação, além da avaliação individual feita pelo professor.
Bibliografia sugerida apenas pelo
professor.
Bibliografia, composta com sugestões de professor e alunos.
Execução direta do trabalho
Apresentação inicial da proposta de tra­balho.





PENTEADO, Heloísa Dupas. Metodologia do ensino de historia e geografia. São Paulo: Cortez, 1994. – (Coleção magistério. 2° Grau. Serie formação de professor).

Um comentário:

  1. Anônimo6/12/12

    Acho que educador deve compartilhar suas experiencias vividas com o aluno trazendo ele para a realidade e mostrar que enquanto aluno ele pode tambem expor seus pensamentos e opinioes.

    ResponderExcluir

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO