TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

26/03/2012

A EXPRESSÃO CORPORAL E O BELO

O belo, como valor atribuído às coisas, deriva da Beleza universal, uma essência, na acepção que estas palavras adquirem na filosofia. As coisas são belas, na medida em que participam da beleza transcendente, que não nasce nem morre. 
A beleza se comunica com o sensível, da-lhe qualidades que enriquecem a matéria, mas que não pertencem a esse mundo.


 A Dança acompanhou a evolução da humanidade desde os tempos primitivos, sempre expressando e registrando através dos movimentos seus momentos históricos, sendo considerada a primeira manifestação corporal do emocional humano. 


 Cada povo que compreendeu a importância do corpo humano e principalmente a necessidade desse corpo de extravasar suas emoções, de relacionar-se consigo, com os outros e até mesmo com o ser supremo, que compreendeu a sua infinita capacidade de mover-se, de criar, de desenvolver seus domínios motores, sociais, afetivos e cognitivos, certamente cultivaram a dança e utilizaram-se dela como um meio de expressar suas características culturais, de comunicar-se, de educar-se, de distinguir-se e de aprimorar-se, possibilitando ao homem buscar os caminhos da sua auto-realização.


A dança no contexto educacional brasileiro aparece como conteúdo da disciplina Artes e nas atividades Ritmicas e Expressivas da Educação Física . 
A dança é trabalhada na escola como atividade e linguagem artística, forma de expressão,socialização, como conceito e linguagem estética de arte corporal e Cultura Corporal de Movimento Humano. 
Também pode ser utilizada de forma instrumental, assim como a ginástica, os esportes e as lutas, enfocando o aspecto bio-fisiológico, e forma de atividade para condicionamento físico, visando bem estar e saúde em clubes, academias e demais espaços de lazer





2 comentários:

  1. Que bonito. Acho encantadora a arte de movimentar o corpo com leveza e suavidade.
    Estou aprendendo a dançar agora, depois de muitos anos. :)

    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/8/13

    Muito interessante o que as bailarinas fazem. qual é o nome da música utilizada ?

    ResponderExcluir

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO