TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

07/07/2012

O MAIS ANTIGO ESTUDANTE NO MUNDO

É impossível entrar em uma classe da escola primária Kapkenduiywa sem perceber Kimani Maruge. 
Com suas longas pernas dobradas sob a mesa pequena e seu rosto gentil gravado com rugas, ele tem o dobro da altura e 17 vezes a idade da maioria de seus colegas.
Kimani maruge

Aos 85 anos, ele é o único aluno usando um aparelho  auditivo, o único com uma vara e o único a ser um veterano da revolta Mau Mau contra os ingleses colonialistas na década de 1950.
De acordo com o Guinness World Records, ele é aluno mais antigo do mundo da escola primária, mas ele é tão alegre como qualquer garoto da classe.

"Esperei mais de 80 anos para ir à escola", diz-nos em Kimani recreio. "Então, no ano passado, no Quénia foi introduzida a educação primária gratuita, e eu sabia que era minha única chance.
"No começo, a escola recusou. Mas uma vez eu decidi vir, ninguém ia me impedir."
Faz um ano desde que Kimani  em seu uniforme, pegou sua bengala e foi para a aula. "Foi muito importante para mim", diz ele. "
05 de janeiro foi o primeiro dia eu já fui para a escola. E foi também o meu 84 º aniversário."
Jane Obinchu, a diretora da escola na zona rural do sudoeste do Quênia ri quando ela se lembra do choque ao ver um velho que tinha seu uniforme personalizado, cortando as pernas de suas calças e as mangas de sua camisa.
Ele chegou sem aviso no primeiro dia de aula.
"No começo, pensamos que  era loucura", diz Sra. Obinchu. "Mas eu sabia que teríamos que admitir um homem que estava tão determinado a aprender.
"Estávamos todos tocados por sua persistência, então eu disse aos professores para se preparar para um aluno mais velho."
A sua história inspiradora animou os roteiristas de Hollywood. 
Em seu pequeno escritório, a Sra. Obinchu balança a cabeça. 
"Ele tinha 84 anos , quando ele se juntou a nós, mas eu acredito que ele está ficando mais jovem."
Kimani não recebe nenhum tratamento especial, além de ser permitido que tome chá durante os intervalos.



"Uma pessoa nunca é velha demais para aprender", mostrando seu livro de exercícios, onde vai  copiando.
Tenho sofrido muitos problemas por ser ignorante. 
As pessoas costumavam me enganar quando eu comprava algum bem. 
Eu não sabia escrever o meu nome ou ler a Bíblia.
No início, o diretor recusou minha entrada na escola. 
Pensei deve ser porque eu não tenho uniforme, assim eu economizei e comprei roupas. 
Meu próximo objetivo é ser capaz de ler e escrever melhor do que meus netos, que estão nos anos mais avançados que eu "
Ezric Muniu, professora de uma classe de 5-8 anos de idade, sorri para seu pupilo, chamando-o carinhosamente  de avô"
"Se Maruge tivesse freqüentado a escola há 80 anos, ele poderia ter se tornado um professor", diz ela.
"Ele é tão brilhante. Quando ele chegou, ele não podia escrever o seu nome, mas agora ele lê os jornais. Estamos  aprendendo  com ele".

"Kimani nos apresenta seus dois amigos de escola, Joseph e Charles Mwangi Mwonga, e eles dizem:
"Nós achamos que era muito engraçado ver ele na classe no começo", diz Joseph."Mas agora ele é nosso amigo. Ele nos ensina músicas e conta-nos histórias sobre os velhos tempos."
Charles concorda. "Os meus avós vivem muito longe daqui, por isso é bom que podemos ter ele como avô".
Kimani explica que não tem nome inglês, apenas o nome  Africano que ele nasceu.

DETERMINAÇÃO: Kimani na sala de aula
"Durante o tempo da revolta Mau Mau, os britânicos mataram dois dos meus filhos e cortaram um dos dedos dos meus pés quando eles me torturaram."
 Ele sorri muito. "Mas não se preocupe, eu perdoei. Um homem britânico deu-me sua bicicleta e, desde então, decidi que nem todos os ingleses são maus."

Cresceu sendo o  mais velho dos sete filhos de uma família pobre, Kimani ajudava o pai nos campos, para que seus irmãos mais novos pudessem  ir à escola. 
Apesar de sua idade, ele trabalha à noite e nos finais de semana, quando ele não está fazendo sua lição de casa.´
"Eu ainda sou um pobre homem", eu não tenho  minha própria terra, mas pelo menos eu estou me tornando educado."
Depois da escola, ele apresenta seus netos - Sammy, Naomi, e John.http://s0.2mdn.net/viewad/817-grey.gif
 
Kimani enterrou 10 de seus próprios filhos.
"Dois foram perdidos durante a revolta, mas eu tenho perdido oito outros simplesmente com a pobreza Eu sempre fui um homem pobre -. E um homem pobre não pode enviar seus filhos para o hospital quando está doente."
Aos 85, Kimani é um ano curto de ter vivido o dobro da expectativa de vida média dos homens quenianos.
"Meu segredo é que eu colho  ervas silvestres, raízes, cascas e folhas da floresta e misturo com mel."
"Eu tomo uma colher chá três vezes por dia."

Ele nos leva para casa para sua cabana de um quarto e mostra-nos as suas duas posses com muito orgulho - a bicicleta velha e sua certidão de Recorde Mundial.

Quando perguntado a  Kimani o que ele gostaria de ser quando crescer. Ele pensa por um momento. "Quando eu crescer", diz ele, rindo até que seus olhos se enchem de lágrimas. "Eu gostaria de ser médico."
E ele faz um último pedido.

"E quando vocês  voltarem para a Inglaterra, por favor entreguem a rainha Elizabeth uma mensagem", diz ele. 
"Eu gostaria que ela soubesse que a nossa escola primária em Kapkenduiywa é muito pobre e nós gostaríamos de algum do seu dinheiro para nos ajudar. Obrigado."

Um comentário:

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO