TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

21/08/2016

CENTRO NACIONAL DE FOLCLORE

O Centro Nacional de Folclore e Cultural Popular (CNFCP), é uma instituição pública vinculada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura (MinC). Herdeira da Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro (CDFB), foi criada em 1958.
Tem por missão formular, fomentar e executar programas e projetos em nível nacional voltados para a pesquisa, documentação, difusão e apoio a expressões das culturas populares brasileiras.

O CNFCP oferece serviços diversos, alguns on line - O Centro Nacional de Folclore e Cultural Popular.
Há espaços de exposições, projetos educativos, biblioteca com acervo bibliográfico, sonoro e visual, concursos, curso, etc.





Assessoria ao professor
Além da visita preparatória e do empréstimo dos projetos itinerantes, o programa educativo oferece também orientação e assessoria a professores, individualmente ou em grupos pré-agendados, bem como a outros profissionais de instituições culturais e de ensino
Levando em consideração que cultura popular é diversa e dinâmica, o Programa Educativo procura encontrar novas formas de diálogo com a escola, oferecendo outros olhares sobre esse tema e os espaços públicos que também integram o Centro.

Embora os reconheça museu e biblioteca como espaços educativos, não os entende como substitutos da escola, e por isso, confere lugar de destaque ao papel do professor como mediador de conhecimentos entre essas esferas, dando especial importância à pesquisa como fonte provocadora de novas discussões.
Veja textos sobre educação

Na intenção de formar uma parceria com os educadores, está sempre aberto para sugestões e encontros com professores para apontar referenciais no sentido de auxiliar o trato com a cultura popular em sala de aula, e ajudar também no trabalho da equipe.

Por tudo isso, a equipe educativa do CNFCP não quer ditar formas, “dar receitas”, de como o educador deve trabalhar. Procura aprender mais com cada instituição que a visita e encontrar modos diferentes de trabalhar cada projeto educativo e cada visita ao museu de maneira singular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO